Informações Úteis

A Triplab reúne diversas informações para tornar a sua viagem mais segura e completa.Confira nossa listade orientações, informações e links úteis:

Vacina contra Febre Amarela

Escrito por: Enzo Marzo, atualizado em 13/07/2018

1º Passo: Cadastre-se no site da Anvisa. 

 

2º Passo: Ir a um dos postos municipais (gratuito) ou privados (pago) portando um documento com foto.

  • Clique aqui e confira os postos municipais separados por estado.

 

Dica: Quando você toma a vacina de febre amarela ela é válida para todo território nacional. Para validar em territorio internacional é necessário ir a um dos postos que emitem o certificado internacional - o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia). Ao acessar o link acima (no segundo passo) verifique os postos da Secretaria Municipal da Saúde, identificado pela sigla SMS, pois neles você consegue tomar a vacina e emitir o certificado internacional em uma única tacada.

 

Quais países exigem a vacina internacional?

A lista dos países que precisam da carteira é extensa (a lista dos que exigem é maior dos que não exigem) e é atualizada/modificada de ano em ano. De acordo com a lista de 2015 da OMS e levando em conta alguns dos países mais frequentados por nós, fazem parte dos que exigem: Na America do Sul - a Bolívia, o Paraguai, a Venezuela e o Equador (o Peru, que é duvida frequente, saiu da lista); Na América Central - Costa Rica. Nicaragua e Panamá voltaram a exigir em 2017 (se você estiver em conexão sem sair do aeroporto ainda não é obrigtatório). No Caribe - Bonaire, Bahamas, Saint Martin, Jamaica e Barbados. Além desses, Austrália, Egito, boa parte da Ásia e quase toda a África são obrigatórios. A lista atualizada (apenas em inglês) você encontra aqui

 

Com quanto tempo de antecedência é preciso tomar a vacina e qual a validade?

É necessário tomar a vacina até 10 dias antes da viagem. A patir de julho de 2016 não é mais necessário tomar novas doses de 10 em 10 anos. Ou seja, quem já tomou uma vez não precisa tomar mais (mesmo que conste a validade no certificado).

 

Gestantes podem tomar a vacina?

Não. Nesse caso é necessário emitir um certificado de isenção de vacinação e profilaxia por meio de um médico ou do Centro de Orientação ao viajante. Nesse link você encontra o formulário que deverá ser preenchido e assinado pelo médico.