Informações Úteis

A Triplab reúne diversas informações para tornar a sua viagem mais segura e completa.Confira nossa listade orientações, informações e links úteis:

Overbooking de Voos - o que é e como proceder

Escrito por: Enzo Marzo, atualizado em 13/07/2018

O que é?

Imagine uma situação em que você está com a passagem comprada, prestes a decolar e descobre que o número de pessoas para embarcar é maior que os assentos disponíveis no avião, sendo impossível alocar todos no mesmo voo.

 

Porque isso acontece?

Existem alguns motivos, o mais polêmico deles é a venda de mais assentos do que os disponíveis, ou seja, em um voo x com capacidade para 138 assentos a cia. aérea vende 150 lugares. As companhias aéreas, a fim de otimizar seus voos, fazem um cálculo – o mais preciso que podem – de quantas pessoas que compraram o voo não aparecerão no embarque. Dessa forma, vendem mais lugares que os disponíveis, conseguindo lotar os voos, mesmo com as desistências. O cálculo não é tão simples, varia de voo para voo e normalmente as cias aéreas trabalham com uma margem de segurança para evitar que isso ocorra toda hora.

 

Mas existem outros fatores operacionais que podem ocasionar o overbooking, o mais comum deles é acontecer uma troca inesperada de aeronave. Imagine um avião que comporte 182 lugares que, por qualquer motivo, apresente algum problema operacional e a cia aérea precise trocar por outro avião que comporte apenas 138 lugares. Se o voo estiver cheio, várias pessoas terão de ser realocadas.

 

E quando ocorrer, o que devo fazer?

Normalmente as cias aéreas adotam um sistema de leilão/recompensa no embarque. Elas oferecem algum beneficio, como, por exemplo, um upgrade para voar em classe executiva no voo seguinte ou uma quantia de dinheiro em espécie para embarcar no próximo voo. Essa prática é muito mais comum nos EUA. Aqui no Brasil, quando acontece, a solução ainda é bastante confusa e nem sempre tão transparente. Já pegamos alguns casos reais: em um caso o passageiro conseguiu adiar um dia a ida e a volta, embarcando no dia seguinte em executiva. Teve outro caso em que haveria diversas perdas financeiras para o passageiro (transporte, hotel, compromisso, etc) que, além de embarcar em executiva no dia seguinte, houve reparos financeiros na ordem de 700 dólares por pessoa. E, infelizmente, tivemos casos da companhia aérea apenas alterar o voo para o próximo disponível, sem nenhum tipo de recompensa.

 

Por lei a cia aérea é obrigada a realocar o passageiro em um próximo voo equivalente, mesmo que por outra cia aérea. Caso o passageiro deseje, pode solicitar a remarcação para outra data e horário. Ainda é possível pedir o reembolso integral (caso seja o inicio da viagem) ou do trecho que falta (caso já tenha realizado algum trecho).

 

Como evitar?

O overbooking é algo imprevisível e pode acontecer com qualquer pessoa. Algumas tentativas para evitar ser um dos selecionados é marcar os assentos antecipadamente e fazer o check-in on-line. Caso algumas das opções não estejam disponíveis e principalmente em períodos de alta temporada, como férias escolares e feriados, chegue mais cedo ao aeroporto e faça o quanto antes seu check-in e/ou despacho de bagagens.