Informações Úteis

A Triplab reúne diversas informações para tornar a sua viagem mais segura e completa.Confira nossa listade orientações, informações e links úteis:

Compra de Moeda Estrangeira. O que vale a pena fazer ?

Escrito por: Enzo Marzo

Dá pra comprar qualquer moeda aqui do Brasil?

Até dá. Em termos financeiros geralmente não vale a pena. Em praticidade, sair com a moeda certa aqui do Brasil, vale. Em termos financeiros não é tão vantajoso pois o dólar, o euro e a libra encontramos em qualquer instituição financeira/casa de câmbio e em grande volume. Isso faz com que essas moedas tenham melhores negociações. Outras moedas, como por exemplo o Baht (tailandes) ou o Won (sul-coreano), é até possível encontrar em algumas casas de câmbio aqui no Brasil, mas dificilmente ela terá uma negociação boa. Na maioria dos casos, fica mais barato trocar o real pelo dólar/euro para depois fazer um novo câmbio em moeda local.

 

Vale a pena levar dinheiro em espécie para o exterior? Ou utilizar o meu cartão de crédito? E o cartão pré pago, não é mais seguro ? 

A melhor forma vai depender do seu perfil. Levar dinheiro em espécie é mais barato por conta do imposto (que é de 1,1%) e você já trava o câmbio no momento da compra. Utilizar o cartão de crédito permite você continuar ganhando milhas, mas com um câmbio bem instavél (você só vai saber quanto vai pagar no fechamento do cartão. E o câmbio a considerar é o câmbio turismo do próprio banco) e pagando o IOF de 6,38%. O cartão pré pago é um meio termo entre os dois. Você paga os 6,38% de IOF mas trava o câmbio no fechamento e consegue decidir em qual corretora/instituição comprar.

Eu, por exemplo, em viagens longas, costumo fazer um pouco de cada. Levar todo dinheiro da viagem em espécie me deixa inseguro. Eu ficaria checando a cada 5 minutos se o dinheiro está comigo, se eu esqueci de trancar o cofre, se eu peguei o suficiente para o dia e por ai vai. E como isso vai tornar minha viagem mais estressante, prefiro mesclar. Costumo levar 40% em especie, 60% no pré pago e desbloqueio o cartão de crédito internacional para usar em emergências/imprevistos. Pra mim é a melhor forma, mas é provavel que você fique confortável com outra formula!